COMO É DIFÍCIL SER ESCRITOR NO BRASIL

 

COMO NASCE UM ESCRITOR NO BRASIL E, COMO ELE MORRE COM TANTAS DIFICULDADES QUE ENFRENTA PARA PUBLICAR E SE FAZER EVIDENTE! 

book-1177574_960_720

Há muito tempo que eu não posto nada nesse blog, não preciso explicar o porquê, você que está lendo já deve imaginar… NÃO TENHO TEMPO! É isso mesmo. Mal comecei este blog e, não pude dar continuidade.

Gosto muito de ler e de escrever, gosto de escrever várias coisas, pois o dom da poesia está na minha vida, no meu coração; além de que também gosto de inventar estórias. Sempre tive uma imaginação muito fértil, quando menina ficava horas criando romances na minha mente, cada dia eu pensava em um capítulo, até que por fim, além das poesias, resolvi me atrever a escrever no papel, e, acredite, isso sempre foi muito prazeroso para mim. É ÓBVIO, que no início eram só bobagens, a verdade é que não sabia escrever, mas fui aprendendo, pois um poeta ou escritor, constrói-se todos os dias.

Quando passei da adolescência fui deixando as coisas de menina de lado, inclusive as minhas estórias escritas nos meus cadernos, pois já não tinha tempo. Até que certo dia, a poesia novamente aflorou em mim, as palavras ressurgiram, dessa vez com todo vigor, mais bonitas, esteticamente e gramaticalmente mais interessantes; finalmente comecei me achar a poetisa. No entanto, NÃO PASSOU DISSO!

Estava na faculdade e, a racionalidade das palavras tomavam conta dos meus pensamentos, assim o meu sonho de um dia escrever um romance parecia distante. Até que logo depois de me formar, estava desempregada e, sem nada para fazer, resolvi finalmente escrever um livro, pois ideias haviam na minha cabeça, porém, a verdade é que não sabia como fazer; comecei assim mesmo, mas até que um determinado momento parou e, não consegui levar a diante, pois percebi que não tinha maturidade o suficiente para escrever o que queria. Daí que também arrumei um emprego, fui para o Rio de Janeiro trabalhar de qualquer coisa, para realizar um outro sonho, ser uma artista profissional, pois quem olhou bem esse blog, sabe que eu pinto. TODAVIA, como muitas coisas na minha vida… não deu em nada outra vez.

Aí que o tempo passou novamente, e do nada, fui convidada para publicar dez poesias numa coletânea de poesias.

Contudo, a estória se repete, não preciso falar novamente não é?! Mesmo assim, foi uma experiência gratificante, só tenho a agradecer. E, diante da estaca zero da minha vida, resolvi finalmente realizar o meu sonho de escrever um livro, pois depois da vida me dar umas pauladas, tinha conseguido a tal maturidade que tanto queria para poder escrever. E o surpreendente aconteceu: consegui organizar as ideias de modo coerente e, gramaticalmente bonito, além da profundidade que todos os grandes livros possuem. Pensei, estou realizada, agora vou tornar-me escritora… mas como eu sou ingênua mesmo!

A verdade é que antes de escrever esse livro não sonhava em ser escritora, apenas queria escrever um livro e, pronto! Sabe aquela estória plantar uma árvore, escrever um livro e ter um filho?! Meu sonho era tipo isso.

Sinceramente achei que o mercado editorial era menos duro, mas aí descobri que cerca de 97% dos novos autores brasileiros são rejeitados pelas editoras; ou seja, você dar duro para escrever um livro, pois apesar de ser muito prazeroso, NÃO É FÁCIL, e, depois disso descobre que não poderá publicar o seu livro. TRISTE!

E as respostas para isso, são muitas. Em outro texto poderei narrar melhor sobre a situação do novo escritor no Brasil, todavia antecipadamente digo… só poderei publicar o meu livro, se eu pagar, além de tirar um tempinho, OPS! “Tempinho não”, na verdade “tempão”, para escrever nesse blog, pois antes de ser escritor, precisa ser conhecido na praça. Então, pensem comigo, já é difícil eu arrumar tempo para escrever o livro, agora também preciso arrumar tempo para divulgar?! ALÉM… de ter Money.

Infelizmente é isso aí, volto aqui tentando ser escritora, sabendo que outras coisas virão na minha vida, que tomarão o meu tempo, pois não nasci em família rica e, nem ganhei uma herança, aí tenho que trabalhar, estudar muitooooo, etc.

Mas não perco a fé, afinal já tinha na minha mente algo: não escrevo só por dinheiro, mas simplesmente por amor às palavras. E assim, peço a Deus que diante das dificuldades eu permaneça!

Leia também: SER NOVO ESCRITOR

Deixe um comentário