Renoir e Meninas ao Piano

Artista impressionista deixou-nos como herança a inocência de suas crianças e das pinceladas soltas, coloridas e cheias de luz e encanto.

Meninas ao Piano

Decidi voltar neste post um pouco as artes dos pincéis, digo isso, pois como agora sou escritora tenho falado mais sobre a poesia e a literatura, pois bem vamos lá! Lembro-me de abrir a nova enciclopédia que havia em casa, numa época que no Brasil o nosso acesso à internet ainda era muito precário. Então, aquele livro cheio de fotos, uma das que mais me prendeu a imaginação foi o detalhe de Meninas ao Piano, de Renoir. Era a imagem infantil de duas meninas usando roupas típicas do século XIX, debruçadas ao piano. Mesmo em preto e branco, pareceu-me que uma era loira e a outra possuía os cabelos castanhos.

Soube então que estava diante de um dos grandes artistas do século XIX, August Renoir, que junto com outros artistas como Claude Monet, Edgar Degas, Édouard Manet, entre outros tantos outros, que logo fariam surgir outros movimentos oriundos destes. Assim, nasceu a minha paixão pelo Estilo Impressionista, no entanto, nunca me tornei uma artista impressionista. Mas é importante frisar que curiosamente não gostei porque foi um estilo inovador, ou algo parecido, mas talvez porque ao meu ver, tão inconsciente, representava a própria ingenuidade do meu coração. Quando era menina tinha imensa vontade de aprender a tocar piano, devido a algumas dificuldades isso não foi possível, daí me ficou o gosto pelo som do piano que tanto me inspira na hora de criar as minhas poesias, as minhas histórias…

Mesmo sabendo que entre as obras desse artista talentoso há obras que exploram o nudismo, e que devo ressaltar são belas, mas mesmo assim, ainda prefiro as suas crianças graciosas ou suas jovens de doces olhares. Se as pinturas retratavam a realidade não sei, só sei que cada obra é um pouquinho do artista, um pouquinho de como via o mundo, como sentia e, como acreditava ser e, como gostaria que também fosse… Falo isso é o que eu sinto como artista… apesar de que nos últimos tempos não tenho praticado a pintura tanto quando é preciso.

Pierre-Auguste Renoir nasceu na França, em meados do século XIX. Retratou a vida urbana, além do Impressionismo teve um período inspirado pelos artistas renascentistas, até enfim voltar a liberdade das pincelas, como é típico daqueles que muito olham para o passado não tão somente por suas dores, mas por todo sonho que um dia adentrou tão fortemente a sua imaginação quando olhava um jardim.

 

Não pare aí, leia também:

O IMPRESSIONISMO E A FOTOGRAFIA

IMAGINE UM JARDIM…

Deixe um comentário