A Dificuldade em ser Escritor no Brasil e o Fim do Livro

Ser um escritor no Brasil não é nada fácil, é tão difícil, que às vezes o desânimo nos abate de tal maneira, que vem um dor que parece não ter fim… Mas espere aí, há uma saída para tudo.

Ser escritor

Desde que comecei nessa empreitada, entre uma xícara de café e os dedos no teclado do computador, passei por muitos momentos de alegrias, porém, também de dificuldades, pois sem marketing a sua maravilhosa história não é nada, além de que  para finalizar um romance é necessário muito esforço.  Algumas pessoas irão dizer: “Você vai conseguir”, outras, “Não perca o seu tempo com isso e, comece estudar para concurso”. De certo modo, ambos estão certos, pois realmente, no Brasil há muitos, mas muitos escritores, porém, pouquíssimos reconhecidos mundialmente, pelo fato que geralmente antes um escritor precisa ser reconhecido na sua terrinha. E por que tamanha dificuldade? Até alguns anos atrás o número de analfabetos era enorme e, somente alguns privilegiados sabiam ler, daí quando a maioria passou a ter a oportunidade de aprender a ler, foi numa época em que a TV já havia ganhado espaço em todas as casas, além da internet, com oportunidades baratas para assistir filmes, séries e documentários, fazendo com grande parte dos brasileiros alfabetizados não houvesse adquirido o hábito da leitura.

Desse modo, não está na nossa cultura a leitura, a maioria da população só ler o que se pede na universidade e nos concursos públicos, pois no nosso país, para se ter emprego um pouco melhor, é necessário passar horas diárias sentado numa cadeira estudando para conseguir uma vaga no setor público, dando assim, uma certa estabilidade de não ser demitido e ganhar mensalmente um salário descente. O que significa na minha opinião, também uma mutilação dos sonhos, ou seja, eu me anular como pessoa e, me acomodar e, aceitar que na vida não se pode fazer sempre o que gosta.

Voltando para a questão leitura… Eu também amo assistir filmes, mas não é por isso que não gosto de ler, ambos, assumem papéis importantes para o nosso conhecimento sobre a vida, todavia, é importante frisar, que se somente nós ficarmos no audiovisual, será como se voltássemos para o período quando o ser humano desenhava nas paredes das cavernas.  Leitura é importante para uma consciência crítica.

Um exemplo muito interessante, que aliás é um filme, Hehe, é do filme Fahrenheit 451, de ficção cientifica, de 1966 e, pelo que me parece há uma nova versão de 2018: futurista, conta a história onde os livros foram banidos da sociedade, e o trabalho dos bombeiros é manter uma fogueira em exatamente 451º, um dos bombeiros é questionado por uma misteriosa jovem que faz com que ele questione se o que está fazendo é certo. Hoje não me parece tão ilógico de acontecer, porém, espero sincero que isso nunca aconteça na humanidade, porém, é sempre ressaltar, que a ‘humanidade sempre tem um novo começo’. O que eu quero dizer com isso? Hum, deixo isso para você pensar.

Jogo dos Planetas

E como estou falando sobre ficção científica, gostaria de indicar um livro para ler no kindle da Amazona, Jogos dos Planetas, do escritor, Eduardo da Costa Mendes: https://www.amazon.com.br/Jogo-Planetas-Eduardo-Costa-Mendes-ebook/dp/B07Y5Q5YW4/ref=sr_1_5?qid=1570204187&refinements=p_27%3A+Eduardo%5Cc da+Costa+Mendes&s=digital-text&sr=1-5&text=da+Costa+Mendes%2C+Eduardo

E também, adquira o meu bebê de fantasia, No Mundo dos Sonhos, em:  http://www.selojovem.com.br/pd-663aa4-no-mundo-dos-sonhos.html?ct=449b2&p=1&s=1.

capa No Mundo dos Sonhos

Então, não deixe a leitura, pois ela nos faz viajar sem sair do nosso sofá, faz com que adentremos na mente do personagem como se fosse nossa, poder tal que somente a literatura consegue transmitir. E nas batalhas que devemos enfrentar para realizar os sonhos, algo me vem a mente: “é quando olho para as estrelas, que vejo todo o horizonte que me inspira e, porém, é quando me sinto mais só. E é dessa mesma solidão que nasce muitos das minhas histórias, porém, a multidão também me inspira, não para escrever no mesmo momento, mas para quando cair a noite, no meio de preces, meu coração torne-se sedento de querer escrever sobre as adversidades da minha vida, e, se não houvesse elas, de certo modo, não sei se nas minhas histórias haveria tanta profundidade…  Sonhe, pois só é possível sonhar, se ainda não estiver vivendo tal coisa, e esta luta um dia te fará sorrir, e dizer “consegui”. Por isso, não desanime, se um dia ouvir de alguém: “Desista”, lembre-se: eu também já chorei e, até já desisti… porém, só desista, se for por algo melhor, e principalmente, que te faça, ser uma pessoa melhor e sentir-se em paz.

Vem conferir também:

FICÇÃO CIENTÍFICA E TERROR DO BRASILEIRÍSSIMO ESCRITOR EDUARDO DA COSTA MENDES

LIVROS que se tornam FILMES

 

Um comentário sobre “A Dificuldade em ser Escritor no Brasil e o Fim do Livro

Deixe um comentário