A Fotografia em Preto e Branco

Observar a beleza misteriosa de uma fotografia em preto e branco, é um convite a aventurar-se na época dos nossos avós.

Russian_Imperial_Family_1913
Famosa fotografia da Família Imperial Russa em 1913.

De muito distante vem originalmente a fotografia, se bem pensarmos tão necessariamente poderíamos dizer desde a antiguidade; contudo de modo preciso foi no início do século XIX, em qual país, é difícil dizer, pois ao mesmo tempo diversas pessoas estavam testando, contudo, podemos ressaltar na França ou Inglaterra.

A fotografia no século XIX, foi um assombro para os pintores de telas, pois que esses retratavam com realismo as suas imagens, eram as fotografias da época. Por muitos séculos perdurou a ideia que o pintor deveria ser preciso em cada detalhe da execução da sua obra, assim, artista bom era aquele que pintasse com bastante realismo. Contudo, com o advento da fotografia, a pintura precisou se reinventar, a genialidade já não estava na imitação do real. Antes muitas funções eram do pintor, como retratos, vistas de lugares, ilustrações etc. Houve uma crise geral sobre essa profissão. Por isso, a pintura se libertou do rigor e, surgiu movimentos nas tintas, como no Impressionismo. O trabalho do pintor, não poderia ser substituído por algo mecânico. O manual passou a ser fino, caro. Houveram aqueles fotógrafos que devido a impossibilidade do colorido na foto, que pintavam as fotografias.

Hoje evidentemente a fotografia é uma arte. Há fotógrafos que fazem sua arte através de álbuns de formaturas, casamentos, aniversários etc. São muitas as maneiras de ser fotógrafo. Como numa pintura, várias fotografias de uma aldeia indígena podem tornar-se uma exposição exibida em galerias de arte. O olhar do fotógrafo é muito importante para a beleza e unicidade da obra.

Em outros tempos, notoriamente as pessoas não sorriam tanto nas fotos, pois era dito que aquele que fazia isso, era um bobo da corte. E no geral, acreditem, as pessoas não queriam ser eternizadas desse modo considerado ridículo. Por isso, as pessoas ficavam rígidas e sérias. Mas pense também que tão estranho é sorrir numa fotografia, surgimos com um sorriso falso, contudo, que com certeza, é tão formoso.

Quem nunca viu aquelas fotos das pessoas com imensas roupas que nos parecem escuras, com feições sérias; parecem encontrar-se em algum filme de suspense e terror, como nas fotografias a seguir:

14946782093_48b5a820af_o
Sem datação e origem

No entanto, o passado pode nos assustar, assim como pode nos encantar. Mas toda época tem seu charme… apesar de serem documentos históricos onde descrevem uma época, com seus costumes, classes sociais a que pertencem… Como escritora e, não como historiadora, penso que não devemos nos levar pela aparência, não é?! Quem nunca teve vontade de viajar no tempo?! As fotografias em preto e branco são documentos históricos de um tempo que se foi. O nosso elo perdido.

Infelizmente, acho triste que sobre os meus antepassados não restaram muitas fotografias. O povo brasileiro, tão miscigenado, ainda pouco guarda evidencias de sua origem. Obviamente que isso depende de cada família, de cada pessoa. Quem sabe um dia, em algum museu do mundo, eu encontre alguma fotografia em preto e branco de algum antepassado meu?!

A seguir, uma página legal para quem se interessa por fotografias incríveis em preto e branco e, quer aventurar-se na imaginação do que foi o tempo um dia: https://daguerreotypeimages.tumblr.com/

Leia também: O IMPRESSIONISMO E A FOTOGRAFIA

2 comentários sobre “A Fotografia em Preto e Branco

  1. Tenho a mesma impressão quando vejo uma foto preto e branco, parece que entrei no túnel do tempo.
    Tem uma foto que amo. A Madona da depressão de 1917.

    Curtir

Deixe um comentário